segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

OUTRO PLANETA NA TERRA

O planeta Terra está acéfalo, ninguém manda, não há a coordenação de nenhum cérebro humano no comando. O comando está vazio, o capitão ( o cérebro ) está sob ordens da alienação do homem : o capital. Da cabeça ao capital, do "caput" ao capital. O capital, esta força simbólica, comando tudo e toma as decisões sobre os destinos do planeta e dos seres viventes que nele pululam.
Alguém em sã consciência, que lê este texto, comanda alguma coisa, algum filho ou instituição ? Se responder sim é porque não percebeu, de tão alheio à realidade, que quem manda hoje é : ninguém, nenhum ser humano, nenhuma instituição está no comando : são as leis que comandam, as leis feitas no interesse do capital, o único deus que governa o mundo dos homens ( a nau dos insensatos, do pintor Bosch ou 'El Bosco", em espanhol).
Os governantes ( presidentes, primeiros-ministros, deputados, senadores, juízes, enfim, os três poderes, não têm poder algum sobre o planeta do capital, mas exercem esse poder com fúria sobre os demais seres humanos totalmente desamparados do poder de, pelo menos, ter poder para se alimentar, poder caçar como antes, nos tempos primitivos. Foram, no planeta do capital, reduzidos a mendigos odiosos : novos leprosos. Aliás, nem o nome da lepra falam mais : têm nojo até da palavra lepra : usam "hanseníase" no país das maravilhas de eufemismos).
Antes, até a idade Média, tempo romântico dos cavaleiros templários, cavaleiros da Ordem dos Hospitalários, cavaleiros Rosa-cruzes e ordens mendicantes; enfim, tempo de uma chusma de ideologias, havia monarcas e Papas que comandam a terra onde viviam, assim como o fez Gengis-Khan, os doze Césares de Roma, etc. Hoje, é a pasmaceira geral, onde nenhum homem se levanta e tem poder : os homens foram todos derrotados pelo capital e vivem apavorados nas tocas e asilos das instituições, que o massacram quotidianamente.
A frase do filósofo cínico, Diógenes, que procurava um homem com uma lanterna ao meio-dia, é hoje ainda mais realista : "Não achei nenhum homem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário