segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O LEVIATÃ DE HOBBES

A Idade Média corria nos cavaleiros, dos cavaleiros aos castelos, dos castelos aos templos, mosteiros, catedrais. A Ordem dos Cavaleiros do Templo fez história e fez a imaginação se esticar para além da realidade. Hoje é lenda, mas muito da lenda da Ordem do Templo perpassa a realidade quotidiana.
A superstição de sexta-feira 13 como dia do azar, dia aziago, está vinculada ao dia em que os membros da Ordem do Templo foram queimados e torturados pela Inquisição, outra instituição medieval que está hoje representada nos juízes e tribunais, que julgam antes com base num fanatismo científico estúpido que sob a luz da sabedoria. A Ordem do templo foi dizimada em seus membros numa sexta-feira 13, aziaga.
Malgrado esses horrores, a época medieval tinha dois comandos : a Igreja e o monarca, que se contrapunham, faziam rodar os pólos da dialética. Era um período em que nasciam as Guildas e as corporações ou grêmios de artesãos . Uma época de transição entre a antiguidade e a modernidade. Entretanto, neste período de profunda efervescência e mudanças drásticas, haviam pelo menos dois homens que comandavam a sociedade.
Os senhores feudais comandavam, regiam e faziam a lei nos seus feudos, comandavam seus soldados e viviam do trabalho dos servos da gleba ; os suseranos tinham seus vassalos e vilões; nos vários estamentos sociais haviam aqueles que obedeciam e alguns homens que comandavam, dentre estes : bispos, condes, marqueses, barões : o tempo medieval ficou gravado na memória e se expandiu numa inflação da imaginação com estes senhores e aqueles servos.
O romance, a poesia, vieram no rastro dos cavaleiros, reis, frades franciscanos e dominicanos, Inquisição, cavaleiros Templários, cruzados, etc.
Por pior que fosse esse governo medieval, era um governo de um ser humano, embora a alienado nas instituições, principalmente na Igreja, que matava por seus princípios ou por sadismo deliberado de seus inquisidores cruéis, que adoravam fazer a vítima sofrer e confessar o que eles, inquisidores, sabiam ser irreal, mas no que queriam crer ser a verdade iluminada por Deus, pois o ser humano precisa de uma forte mentira para ficar imune ao sofrimento alheio; em geral, essa mentira tem apoio na religião. isso ainda ocorre hoje em profusão com soldados, juízes e outras pessoas que tem poder sobre outro ser humano.
Malgrado esses males, havia quem mandasse; hoje sofremos da falta completa de comando : nenhum ser humano ter qualquer poder, excetuados os Três Poderes fictícios do Estado, que tem o poder de fábula de punir somente pessoas desprotegidas para poderem proteger ainda mais as Grandes Corporações, que mandam no mundo.
As leis são as antologias poéticas do dinheiro, visam cantar e decantar o capital e protegê-lo num castelo inexpugnável, bem distante e inacessível à infância sem fim do povo, que vive e morre sem emancipar-se, alcançar a maioridade, quer seja econômica, política ou intelectual (essa então...é um luxo de príncipes e sábios livres).
Parece que Marx foi um profeta moderno : ele previu que o capital tomaria conta do mundo; que alienaria mais ainda o ser humano do que antes o fizera a fé. O fato é que vivemos hoje sem comando algum, somos comandados por um único monarca alienígena, não humano : o capital. Marx adquiriu sua emancipação intelectual com a obra-prima : O Capital. nestes dias, nem os líderes das grandes corporações, nem seus donos, nem os presidentes dos países mais ricos do planeta tem controle algum sobre esta besta que anda livre e solta : o capital.
Porém, como o culto e o ritual do capital, o capitalismo e seus ideólogos tolos, ficaram bastante estúpidos à medida que enriqueciam, nem sequer perceberam essa mudança ou não se interessam por ela, pois para eles parece que dá no mesmo : não deixarão de estar sob o poder do capital : o único poder imperante.
Ninguém manda mais em nada, falamos sem conteúdo, somente formalmente, quando discutimos o mundo e que providências tomar sobre quaisquer problemas que se apresentam com urgência; entretanto, o tema discutido nunca chega á realidade, pois ninguém manda mais, ninguém detém o comando, o comando está amarrado a leis que proíbem tudo o que for humano e permitem apenas a um alienígena não-humano que governe : o capital. Vivemos sob a ditadura do capital, ó Marx, porquanto a ditadura do proletariado, outra utopia, fez emergir monstros como Stalin ( a ditadura do capital erigiu igualmente seus leviatãs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário